Manutenção de compressor de ar

Home / Manutenção de compressor de ar

A manutenção de compressor de ar, assim como ocorre com qualquer equipamento industrial, é essencial para evitar falhas que podem resultar em problemas para a produção ou para a segurança de quem opera (ou está próximo) a máquina.

Entenda como funciona a manutenção em compressores 

Existem, basicamente, dois tipos de compressores: 

  • Volumétricos, que aumentam a pressão em que o ar está sujeito por meio da redução do volume; 

  • Dinâmicos, que aumentam a velocidade do ar (ou gás). 

Como todos os outros equipamentos utilizados em uma indústria, é necessário adotar um plano de manutenção, que pode ser estabelecido com base no manual de operação e serviço do ativo. 

Geralmente, as paradas ocorrem de acordo com as horas trabalhadas pelo compressor, sendo que cada tipo de manutenção deve ter um intervalo bem definido, respeitando a orientação do fabricante. 

Entre os principais tipos de trabalhos realizados, estão: 

  • Troca do filtro de ar; 

  • Substituição do lubrificante; 

  • Substituição de mangueiras e engates; 

  • Purga de água da linha. 

O principal objetivo da manutenção de compressores é prolongar a vida útil da máquina, garantir um bom funcionamento e ainda otimizar os custos operacionais, visto que os reparos preventivos evitam (ou minimizam) as consequências de uma falha, o que acarreta gastos maiores. 

Dicas de atividades recomendadas para prolongar a vida útil do equipamento: 

  • Verificação periódica do nível de óleo e lubrificação e as devidas trocas com base na recomendação do fabricante ou nas condições de trabalho da máquina (o que demanda a redução do intervalo caso elas sejam mais severas, por exemplo); 

  • Limpeza periódica (que pode ser feita semanalmente) do compressor, a fim de evitar acúmulo de resíduos, o que afeta o funcionamento da máquina; 

  • Verificação da tensão das correias, que, caso esteja inadequada, também afeta o trabalho do equipamento; 

  • Verificação de possíveis vazamentos (o que pode gerar dispersão do ar); 

  • Testes de funcionamento das válvulas de segurança; 

  • Verificação das serpentinas resfriadores (para evitar que elas soltem ou sejam rompidas como consequência da vibração); 

  • Remoção e limpeza do filtro de admissão (a periodicidade depende das condições do ambiente no qual o equipamento opera. 

O que é preciso considerar para uma manutenção efetiva? 

A principal recomendação, tanto para compressores quanto para qualquer outro tipo de equipamento mecânico, é a de sempre seguir as orientações do fabricante. No manual, é indicada a periodicidade adequada das manutenções e onde elas devem ser realizadas. 

Os principais parâmetros que devem ser observados na manutenção de compressores são as especificações técnicas dos lubrificantes e dos componentes a serem substituídos. O objetivo é fazer com que a operação ocorra sem contratempos. 

Além disso, as inspeções periódicas também devem seguir rigorosamente as orientações do fornecedor, já que todos os componentes foram escolhidos e desenvolvidos para alcançarem o melhor desempenho possível dentro das condições predeterminadas. Entre as atividades ligadas a essas verificações, estão as: 

  • Nível de óleo; 

  • Saturação de filtro de ar (atividade de suma importância, já que o filtro entupido dificulta a refrigeração do óleo, aumentando a temperatura e a oxidação do mesmo, diminuindo a vida útil); 

  • Temperatura de descarga do compressor; 

  • Rotação e pressão de ar na linha. 

Outro ponto que é necessário observar para uma rotina adequada é a característica da operação. Se as condições de trabalho são mais severas que as especificadas pelo fornecedor, por exemplo, pode ser que a manutenção tenha que ser realizada com uma frequência maior do que a estabelecida. 

Dessa forma, consegue-se estabelecer um cuidado ainda maior com esses equipamentos. Os riscos de surgirem falhas (e outros tipos de problemas) na operação acabam sendo consideravelmente menores. 

Conserto de compressor de ar 

O conserto de compressor de ar comprimido é uma atividade de alto grau de especialização, uma vez que os mecanismos desse tipo de equipamento são bastante específicos e requerem ajustes co-dependentes para propiciar o funcionamento do dispositivo dentro dos padrões ideais. Por essa razão, o conserto de compressor de ar comprimido somente deve ser realizado por profissionais devidamente qualificados para tal, o que garante a obtenção dos melhores resultados com o serviço.  

Vale destacar que na pesquisa por uma empresa para realização de conserto de compressor de ar comprimido, não se deve fazer a tomada de decisão em decorrência apenas do custo do serviço, uma vez que a mão de obra menos especializada cobra valores mais baixos que os do mercado profissional, mas não é capaz de realizar um serviço de qualidade apropriada.  

Nesses casos, a opção pelos menores orçamentos pode custar mais caro, uma vez que pode levar a novas falhas ou agravamento das já existentes, exigindo soluções onerosas como consertos mais complexos, reposição de peças ou até mesmo aquisição de um novo equipamento. 

Manutenção de compressor de ar

Fale Conosco

Estamos sempre prontos para melhor atendê-los.

Manutenção de compressor de ar

QUALIDADE E REFERÊNCIA NO SEGMENTO DE MANUTENÇÃO DE COMPRESSOR DE AR 

Está em busca da melhor manutenção de compressor de ar disponível no mercado em sua categoria? 

A Arssistec Compressores traz em sua bagagem uma história de 24 anos em ar comprimido, com tradição, experiência e força de trabalho, respeitando os seus parceiros e o meio ambiente. 

Tem como prioridade a satisfação do cliente, sempre estando em busca de novas tecnologias para cada vez mais, acelerar o atendimento, sem afetar a qualidade dos serviços prestados.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.